quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Destino Referência em Turismo de Aventura recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do segmento

os dias 09 e 10 de novembro, a Chapada Diamantina estará em clima de aventura. Durante o Seminário de Multiplicação das Boas Práticas do Projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, o município reunirá representantes do setor turístico do governo estadual, municipal, SENAC, SEBRAE, entidades representativas do segmento e o grupo gestor com o intuito de debater a estruturação do destino e disseminar o conhecimento e os resultados obtidos no Projeto.Tirolesa no Rio Pratinha - Chapada Diamantina Caption: O rio Pratinha, em extensão à gruta, forma uma lagoa muito agradável para o banho conhecida como
Durante os dois dias, palestras e estudos de caso serão apresentados visando a preparação de produtos turísticos segmentados. Os participantes poderão conhecer o trabalho dos receptivos especializados em aventura, por meio de visitas técnicas a atrativos que possibilitam as práticas do segmento, como o Rio Mucugezinho, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio.
Michelle Nonato, superintendente da Chapada Convention, ressaltou que o projeto e a formação do grupo gestor tem sido de extrema importância para o amadurecimento, a evolução e o desenvolvimento da atividade turística da Chapada Diamantina, agregando valor a partir das certificações, qualificações e do novo formato de gestão local participativa. “Vale ressaltar a contribuição para o processo de regionalização, mediante a integração com as demais cidades turísticas que compõe a região”.
Outra importante conquista do projeto para a região foi com relação à certificação do Sistema de Gestão de Segurança do Turismo de Aventura. Para Leonardo Persi, da ABETA, “com a inserção da Chapada Diamantina no Programa Aventura Segura, oito empresas aderiram ao processo de qualificação empresarial implementando as normas de segurança, estimulando com isso o aprimoramento de empresas e profissionais especializados para a operação de atividades de aventura contribuindo para a qualificação do segmento na região”.
O Seminário realizará hoje a apresentação do estudo de caso de Parati, “Destino Referência em Turismo Cultural”, visando a multiplicação do projeto para outras regiões com potencial para o segmento, que segundo a coordenadora geral de segmentação, Sáskia Lima, permitirá que os representantes da Chapada Diamantina (e região) possam conhecer as práticas de sucesso desse segmento turístico para que, se for o caso, aplicá-las no destino.
O Turismo de Aventura
Lençóis dá acesso à Chapada Diamantina. Tombada como Patrimônio Histórico Artístico Nacional pelo IPHAN, a cidade concentra o maior número de empreendimentos voltados ao turismo da região. Entre os diversos atrativos culturais e naturais que a Chapada Diamantina oferece, destacam-se as atividades de aventura como maior potencial turístico para o desenvolvimento da região.
Chapada Diamantina é um destino considerado referência em um segmento, projeto que prevê a estruturação de destinos brasileiros em segmentos de promoção turística.
Entre as ações da primeira etapa do projeto, destaca-se o fortalecimento do associativismo, além de cursos de qualificação profissional e empresarial para mobilizar empresas a implementarem as normas de gestão se segurança.
Destinos Referência

Conheça os 10 destinos contemplados pelo projeto:
Segmento - Cidades
Sol e Praia - Jijoca de Jericoacoara – CE
Aventura - Lençóis (Chapada Diamantina) – BA
Estudos e Intercâmbio - São João Del Rei – MG
Negócios e Eventos - Ribeirão Preto – SP
Ecoturismo - Santarém e Belterra – PA
Cultural - Parati – RJ
Rural - Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC
Pesca - Barcelos – AM
Aventura Especial - Socorro – SP
Cinema - Brasília – DF

Fonte: MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário