quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Redes sociais alteram relação entre professor e aluno


Espaço virtual começa a funcionar como extensão da sala de aula
Publicado em 28/10/2009 - 12:00

NÃO DEIXE DE LER


As possibilidades de interação, pesquisa e relacionamento proporcionadas pelas novas tecnologias e redes sociais disponíveis na Internet alteram o espaço dos métodos tradicionais de ensino. Há quem acredite que a geração atual já aprende a partir de uma nova linguagem que, por sua vez, depende da interação entre alunos e professores. Sem essa interação, o processo estaria seriamente comprometido.
Segundo André Valle, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro, essa suposta nova linguagem de aprendizado depende da interação entre alunos e professores. "Se não conseguirmos sensibilizá-los, o processo de ensino fica comprometido", avalia ele. Para o professor, a partir do momento em que os alunos têm acesso a fontes de informação diversas, como as disponíveis na Internet, o papel do professor muda. "Há 15 anos o professor era a única fonte de consulta para o aprendizado. Isso não existe mais. Hoje ele é mais um facilitador do processo de conhecimento", diz Valle.
A própria visão que o aluno tem do professor estaria se modificando em vista do relacionamento entre eles já extrapolar a sala de aula e ir para o espaço virtual. Para a Margarete Lobato, professora do curso de letras da UFG (Universidade Federal de Goiás) e criadora da disciplina Internet e ensino, o professor deixa de ser um vigilante para se tornar parceiro dos alunos no desenvolvimento do conteúdo. Ao criar uma comunidade numa rede social como o Orkut, por exemplo, para discussão de temas relacionados ao conteúdo da aula, a primeira constatação de Margarete foi que houve aproximação entre alunos e professor, o que, segundo ela, não ocorre no contexto restrito da sala de aula.
A professora mantém, desde 2006, um blog com listas de discussão. A partir dos debates originados nesses fóruns, ela propõe trabalhos que, ao final, voltarão ao blog para publicação. "A partir do momento em que envolvemos os alunos, que todos são responsáveis pelo blog, vimos o aluno querendo participar e mostrar os resultados desse trabalho coletivo", afirma Margarete. Ela considera que os melhores resultados são obtidos a partir dessa fórmula, quando o professor consegue promover o envolvimento dos alunos no processo. "Uma das estratégias que utilizo é propor atividades individuais de campo e levar para o cenário virtual para discussão. A partir daí, há um resultado que é publicado", afirma ela.
Na concepção de Valle, o formato do Ensino mudou e o aprendizado agora é "bidirecional", com colaboração de todas as partes. Ele cita como modelos de tecnologias úteis ao Ensino Superior os sites que permitem compartilhamento de vídeos, arquivos e apresentações, com convergência de todas as mídias. "O uso de mídias sociais se tornou obrigatório para os professores. Ou então eles não serão capazes de passar o recado que querem aos alunos", acredita ele.
De acordo com Margarete, o interesse dos alunos com relação às possibilidades de utilização da Internet para o Ensino Superior é real. "Estamos com uma disciplina de acesso livre na universidade que chama 'Internet e ensino'. A proposta é aprender a usar os recursos que já existem, com foco inicial no Twitter. A turma lotou", comemora a professora. Ela acrescenta que os conceitos tradicionais de aprendizado são revistos a partir da perspectiva das tecnologias de Internet.
Isso porque, o viés de abordagem se daria a partir da influência das novas mídias e tecnologias nas três etapas que Margarete considera convencionais ao aprendizado. "Sempre que uma proposta é feita passa por essas três etapas. A parte da pesquisa, da construção coletiva do conhecimento e da publicação de resultados", resume ela.
Iniciativas
As iniciativas de Margarete na UFG começaram com o uso da comunidade virtual Orkut e do comunicador instantâneo MSN, devido à popularidade de ambos. Atualmente, migraram para os ambientes virtuais de aprendizagem Moodle e o Teleduc. São softwares livres oferecidos gratuitamente às universidades e que agregam todas as funções necessárias ao meio acadêmico. "O Moodle reúne as ferramentas de bate-papo, publicação e relacionamento dentro de uma caracterização própria, com registro pedagógico. É mais fácil para acompanhar do que em outros sites externos", explica a professora.
Na UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), alunos e professores também têm à disposição uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para uso interno. De acordo com o professor Roberto Lemos, do curso de publicidade e propaganda, o chamado Espaço Aluno permite a troca de mensagens, o envio de arquivos e o agendamento de provas e compromissos. "Tenho condições de entregar arquivos para os alunos com absoluta segurança, com a garantia de que eles receberão. Melhorou demais a conversa entre professor e alunos e ficamos mais presentes na vida dele também fora da sala de aula", declara Lemos.
Ele afirma que a adesão dos alunos ao sistema é bastante expressiva, até mesmo porque trabalha para que as atividades rotineiras de sala de aula passem pela ferramenta. "Mesmo que o aluno perca uma aula, ele tem o conteúdo disponível nesse espaço, organizado de acordo com a publicação", explica ele. "Como temos esse recurso, que engloba tudo, não sinto a necessidade de buscar recursos externos", acrescenta Lemos.
A FGV, conforme conta Valle, também conta com uma rede social própria, batizada de FGV Management Network e que permite a troca de textos, arquivos e vídeos entre alunos e professores. Ele explica que a instituição utiliza bastante o LinkedIn, a rede social voltada ao desenvolvimento de carreira. "É bem interessante por permitir discussão profissional de maneira séria, sem as distrações de sites como o Orkut, por exemplo. Utilizo para interagir com alunos e contatos e recomendo que seja usado como ferramenta de rede profissional", diz Valle. No entanto, o professor não acredita no potencial do Twitter. Para ele, é interessante sob o aspecto da disseminação rápida de informações, mas não deve prosperar por muito tempo. "Acho, pessoalmente, que dentro de pouco tempo o Twitter vai ter o mesmo destino do Second Life", acredita ele.
Sobre as distrações periféricas comuns na Internet, Margarete conta que, ao estabelecer a comunicação com os alunos por meio de sites de relacionamento, firma um contrato didático com regras sobre o que é permitido fazer naquele espaço e sobre quem terá acesso. "É importante respeitar a finalidade pedagógica, pois o uso do site de relacionamento é complementar à aula presencial", afirma ela. No entanto, a professora diz que em alguns casos é interessante que os alunos tragam questões pessoais para o âmbito da discussão, o que pode dar indícios sobre como cada um absorve o conteúdo, levando a melhorias no processo de aprendizagem.
ISTE


Twitter


ISTE (International Society for Technology in Education): organização não-governamental que promove e incentiva o ensino e o aprendizado por meio do uso efetivo de tecnologias.
Twitter: serviço gratuito de postagem de mensagens de até 140 caracteres. Serve para comunicação rápida.
Orkut
LinkedIn


Orkut: comunidade online para relacionamento em rede com amigos e pessoas com interesses gerais em comum.
LinkedIn: rede social para uso profissional. Permite descrever suas qualificações e cultivar contatos de trabalho.
Moodle
Teleduc


Moodle: sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades em ambientes virtuais voltados à aprendizagem.
Teleduc: ambiente para criação, participação e administração de cursos online com foco na formação de professores.
Second Life
OCW Universia


Second Life: simulador da vida real, onde é possível realizar qualquer tipo de atividade, inclusive relacionadas a aprendizagem.
OCW Universia: ferramenta de publicação eletrônica de conteúdo de aulas disponibilizadas pelas instituições.
HOJE NO UNIVERSIA

Um comentário:

  1. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir