terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vamos acompanhar...........

Projeto de Lei do deputado que regulamenta o Turismo Rural poderá ser votado nesta quarta-feira na Comissão da Agricultura



O projeto de lei do deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP), que regulamenta a atividade do turismo rural no país, está na pauta de votação da Comissão de Agricultura, Pecuário, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados. A matéria já recebeu parecer favorável do deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), que inclusive considerou de suma importância para o setor, e será apreciada nesta quarta-feira (19) durante sessão da Comissão, que começa às 10horas

Aprovado pela Comissão de Agricultura, o projeto será encaminhado à Comissão de Turismo e Desporto e, posteriormente, para a Comissão de Finanças e Tributação. Aprovado, a matéria segue para o Plenário, para votação afirma Torres.
O PL 5077/09, apresentado em abril pelo deputado, visa eliminar os entraves burocráticos que tem impedido o crescimento da atividade, com a atualização da legislação vigente. Ele cria condições para legalização de serviços prestados relativos às práticas do turismo rural. O produtor rural, que tem grande envolvimento nessa atividade, vai poder se organizar de forma a lhe ser permitido o fornecimento de hospedagem e alimentação às pessoas que dispuserem a fazer turismo no campo. Vai poder, inclusive, emitir documento fiscal, que sempre é exigido principalmente pelas agências promotoras de turismo. Será também permitido ao produtor rural a exploração, no seu meio, de manifestações artísticas ou religiosas.
Outra vantagem do projeto, segundo Torres, é que vai disciplinar as relações trabalhistas entre o empregador rural e seus funcionários quando exercerem atividades para atendimento dos turistas.
A atividade do turismo rural é relativamente nova no país com grande potencial para o desenvolvimento. - A falta de uma política específica implica na maior dificuldade para aqueles que pretendem se dedicar à atividade. O objetivo deste meu projeto é justamente esse: de adequar o marco jurídico de forma a permitir o florescimento da atividade em nosso país frisa Torres.
Segundo o deputado, no Brasil existem cerca de cinco mil prioridades atuando no ramo, sendo que 90% dos empreendimentos trabalham na informalidade. 43% das iniciativas turísticas no campo se situam em áreas de até 50 hectares, o que denota a característica de atividade tipicamente familiar. O setor gera 70 mil empregos, sendo que 69% dessa mão de obra é local: familiares e empregados da mesma propriedade e/ou glebas vizinhas.
- A proposta é trazer todos para a formalidade, fomentando e fortalecendo o turismo rural no país concluiu.
No Brasil, o turismo rural tem características extremamente favoráveis para o desenvolvimento da atividade: flora e fauna abundantes, culturas variadas, geologia, geografia e estilos de vida diversificados como o gaúcho, o caipira, o sertanejo, o sertanista e outros.
O Projeto
O projeto modifica dispositivo da lei n° 8.021/90, na parte relativa à legislação do Imposto de Renda, para incluir, no rol da atividade rural, ações ligadas ao turismo rural. Promove também alterações em item da lei n° 5.899/73, para enquadrar a exploração do turismo rural nas normas reguladoras do trabalho rural.
As duas propostas de alterações legais, idealizadas por Silvio Torres, têm por objetivo simplificar e beneficiar as seguintes atividades:
  • A administração de hospedagem em meio rural;
  • O fornecimento de alimentação e bebidas em restaurantes e meios de hospedagem rurais;
  • A organização e a promoção de visitas a propriedades rurais produtivas ou propriedades rurais inativas de importância histórica;
  • A exploração de vivência de praticas do meio rural; e
  • A exploração de manifestação artísticas ou religiosas no meio rural.
Valeria Scheide - Mtb 25.506
Assessora de Comunicação do Dep. Federal Silvio Torres

Turismo rural ganha espaço entre os destinos mais procurados


Um nova opção de turismo tem sido cada vez mais explorada em todos do Brasil, trata-se do Turismo Rural. Fazendas e sítios abrem as porteiras para os visitantes terem contato com todas as atividades normais de uma propriedade rural como: ordenha das vacas, vacinação dos animais, manejo do gado, preparo de silagem e por aí vai.


LEIA MAIS...

TURISMO RURAL EM HOLAMBRA


CONFIRA!

www.turismoholambra.com.br/noticiascompleta.asp?id=83

FENATRURAL passa a ser a entidade de representação máxima do Turismo Rural no Brasil


No sábado (22) durante a 6ª Feira Nacional de Turismo Rural foi feita a reunião anual da Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR).

Em consonância com o aumento de crescimento e transformação que motivou as atividades desse ano da Feira, foi votado o nascimento da FENATRURAL (Federação Nacional de Turismo Rural), com a participação de todas as Associações Estaduais do Turismo Rural.

Como a entidade representativa do setor, a FENATRURAL terá nessa primeira fase de gestão uma tríplice aliança formada pelos estados do Ceará (Associação Cearense de Turismo Rural), Espírito Santo (Agroturis) e por São Paulo (Associação Brasileira de Turismo Rural de São Paulo).

O presidente Carlos Solera, que presidiu a mesa, finalizou sua gestão afirmando que esses anos vivenciados no turismo rural foram de muito aprendizado, mas acredita que a FENATRURAL nasce para o fortalecimento do setor.

Nesta semana, dias 24 e 26 de agosto estarão juntos Carlos Solera e o deputado Federal Silvio Torres, respectivamente na CNTUR e no Ministério do Turismo, gabinete do Ministro, apresentando a Lei de Turismo Rural aprovada na Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados na quarta-feira passada, bem como apresentando a FENATRUAL e o programa ´Copa Rural 2014´, projeto dos destinos rurais abertos à Copa, cooperando com o movimento nacional.

domingo, 16 de agosto de 2009

APROVEITEM

ESPECIAL PARA PROFESSORES

recursos e dicas para revisar o plano de aula

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

6ª Feira Nacional de Turismo Rural promete atrair 45 mil pessoas

A 6ª Feira Nacional de Turismo Rural, organizada pelo IDESTUR(Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural) e comercializada pela Conteúdo Brasil Feiras e Eventos, promete atrair as agências de viagens com a exposição de produtos e serviços alinhados à realidade, às tendências e oportunidades de bons negócios proporcionados pelo turismo rural. O evento será realizado de 21 a 23 de agosto, das 9h às 18h, no Parque da Água Branca, em São Paulo, onde estará fixado nas próximas edições anuais. Aberta ao público, e promovendo negócios entre empreendedores, operadores turísticos, agentes de viagens e fornecedores do segmento, a 6ª edição da Feira reúne uma programação paralela que inclui: ”Encontro Nacional do Turismo Rural”, “Balcão Rural” e "Seminário Nacional” . Estima-se o público de 45.000 pessoas durante os três dias do evento. O evento tem entrada gratuita.

Balcão Rural

A 6ª Feira Nacional de Turismo Rural, que contará com uma extensa programação paralela, oferecerá também o “Balcão Rural”, um espaço exclusivo para a venda do turismo rural ao público visitante da Feira.


Programação completa do evento :

http://www.feiradeturismorural.com.br/seminario.asp

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

E SÃO PAULO COMO FICA?

Eu mandei um email perguntando...A resposta foi que São Paulo ainda não está na fita. Rio de Janeiro primeiro, Salvador e depois o estado do Amazonas. Bom, ainda acredito que sampa seja o maior portão de entrada do Brasil enfim.... Visitem o site, vale a pena
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA A COPA 2014
MTur lança o projeto "Olá, turista!", que vai capacitar profissionais do turismo p/ trabalhar na Copa de 2014O que é:O projeto Olá, Turista! é uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo é ensinar inglês e espanhol a profissionais da cadeia do turismo que atuam diretamente com o público. Esta é a primeira ação concreta de capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil

sábado, 1 de agosto de 2009

PENSAMENTO...

"EAD significa que o aluno não vai mais ter que ir até a escola, mas a escola vai até ele, significa que a escola não é mais apenas um lugar geográfico para a aquisição de conhecimento e a experiência prática que o Second Life pode proporcionar, expande esse horizonte".
João Mattar

UESC INOVA NO SEU CURSO MESTRADO EM TURISMO

Saindo na frente, a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-BA, inova conteúdos disciplinares no curso de mestrado Cultura e Turismo. A disciplina de Marketing, como não poderia deixar de ser, apresenta uma ementa original e plugada na realidade


Marketing turístico para destinos culturais.
Projetos, estratégias, influências e projeções da utilização e desenvolvimento das mídias alternativas promocionais, como Blogs, Second Life, Orkut, Youtube entre outros, como ferramentas imprescindíveis para o fomento do marketing turístico focado na sustentabilidade dos destinos turísticos e na sensibilização dos atores socais
.

Hotéis Dom Pedro recriam hotel na Second Life


O grupo hoteleiro Dom Pedro apresentou na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa uma nova forma de comunicação que representa um inovação tecnológica em termos de hotelaria europeia, apostando na criação de uma réplica de um dos seus hotéis - o Dom Pedro Palace de Lisboa - no mundo virtual Second Life.
Assim, na Second Life os visitantes (avatars) podem passear por todo o hotel, nomeadamente pelos restaurantes, quartos, salas de reuniões e lobby, conhecendo em detalhe o Hotel Dom Pedro Palace. Mais do que isso, podem falar com os recepcionistas do hotel e fazer reservas de quartos, "tal como se o fizessem na recepção do hotel" real, em Lisboa, garantiu Pietro Dal Fabbro, CEO do grupo Dom Pedro, na apresentação da novidade.
A propósito da inauguração virtual do Dom Pedro Palace no Second Life, o director comercial do Grupo, Pedro Ribeiro, declarou ao jornal Turisver ser esta "mais uma forma da Dom Pedro comunicar e de chegar a um maior número de pessoas" porque, referiu, "podemos falar com elas, dar-lhes informações, e elas podem fazer reservas em tempo real". Ribeiro salientou ainda o facto do hotel ter tido 4.000 visitas de avatars apenas no primeiro dia, estabelecendo um paralelismo com o mundo real: "ou seja, tivemos 4.000 pessoas a visitar o nosso hotel".
Refira-se que o Second Life é um mundo virtual tridimensional online que cada vez mais organizações, empresas e centros de saber encaram como um meio complementar de comunicação com os potenciais clientes, alunos ou utentes. E há cada vez mais interligação entre os mundos virtual e real, como é o caso das reservas de quartos no Dom Pedro Palace Hotel em Lisboa... aliás, na Second Life.
Recorde-se que, tal como oportunamente noticiado em Julho do ano passado, o
Hotel Crown Plaza instalou-se na Second Life com uma ilha onde é possível organizar eventos virtuais, como reuniões profissionais.
Second Life conta actualmente com 9 milhões de utilizadores registados oriundos de todo o mundo, embora se estime que o número de utilizadores activos possa ser significativamente inferior.




Por FMG Alma de Viajante
Diversos, Hotelaria

ADMIRÁVEL MIDIA NOVA - A NOVA CULTURA DE SECOND LIFE

http://www.scribd.com/doc/8377763/ADMIRAVEL-MIDIA-NOVA-A-NOVA-CULTURA-DE-SECOND-LIFE-

Irlanda usa Second Life para atrair turistas


SÃO PAULO - O Departamento de Turismo da Irlanda lançou uma campanha de marketing no metaverso para promover o país no exterior. Esta é a primeira vez que um órgão oficial de turismo usa o mundo virtual para divulgar destinos turísticos na vida real. A campanha envolve o patrocínio de diversos eventos e atividades na réplica virtual da cidade de Dublin, no Second Life.

Criada por John Mahon, da desenvolvedora PickSL, a versão virtual de Dublin é uma das ilhas mais populares do metaverso graças às apresentações de DJs e aos shows musicais que hospeda freqüentemente. De olho na popularidade da ilha, o Departamento de Turismo da Irlanda usará o local para promover o país como destino turístico real - o metaverso serviria como "aperitivo".

A decisão do órgão foi influenciada pelo fato de que, segundo dados recentes divulgados pela Linden Lab (desenvolvedora do jogo), 60% dos residentes do Second Life pertencem aos quatro maiores mercados turísticos do mundo (Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e França) e pelo menos metade deles tem mais de 30 anos.

De acordo com Mark Henry, diretor de marketing do Departamento de Turismo da Irlanda, a entidade dobrou os investimentos em marketing digital nos últimos três anos, o que corresponde a 14% de todos os recursos do órgão. No último ano, o orçamento da entidade foi de 6,5 milhões de euros (R$ 16,57 milhões) e, para 2008, aproximadamente um quarto desse valor deve ser investido em campanhas de marketing na internet.

As ações promocionais na Dublin virtual começaram no fim de outubro com o Discover Ireland Festival. Durante o evento, cinco bandas e sete DJs se apresentaram ao vivo no palco virtual erguido na ilha. Também foi realizado um desfile de moda e uma exposição de fotografias, apresentando os principais pontos turísticos do país, vizinho da Inglaterra e um dos membros do Reino Unido.



Passeio virtual por Dublin

A recriação da cidade no Second Life impressiona o visitante pelo nível de detalhamento. Estão lá reproduzidos marcos importantes da vida real, como o rio Liffey (Dublin está localizada na foz desse rio), a Grafton Street, principal rua comercial da cidade e até mesmo a lendária cervejaria Guinness.

Além dos prédios históricos, a ilha virtual abriga lojas, cafés e pubs com programação cultural variada. Uma boa pedida é ficar de olho na agenda de shows do pub virtual The Blarney Stone.

O site oficial da ilha, o Dublin in SL, fica no endereço:
www.dublinsl.com. Nele há um mapa do lugar e a programação detalhada dos eventos.

No metaverso, as coordenadas da ilha são Dublin (147, 104, 25).