sábado, 4 de abril de 2009

COMO SE CONSTROI A IMAGEM DE UM MUNICÍPIO



COMO SE CONSTROI A IMAGEM DE UM MUNICÍPIO?
Janaina Britto


Nem sempre a imagem de uma cidade coincide de indivíduo para indivíduo. Por diversos motivos, por sua experiência pessoal, pela sua atividade profisssional etc, diferentes indivíduos formam diferentes imagens de uma mesma cidade.

Assim, nem todas as cidades competem necessariamente, com as mesmas potencialidades ou pelos mesmos segmentos de consumidores.

Novo enfoque deve ser observado: a imagem da cidade não é somente a representação da sua identidade, mas também a forma como o observador , o turista a enxerga e idealiza e como sua comunidade a apoia

Uma cidade não deve somente estreitar o seu público alvo e atrair aqueles que tem total identificação com sua principal oferta. O município deve agregar outros valores e serviços em seu composto turístico, tornando-se um produto com excelentes oportunidades de diversificação. Ex: O que Campos de Jordão vem fazendo na época de verão.

A imagem do município a ser criada deve ser configurada na realidade para obter sucesso e, desse modo, se for vinculada à identidade local, terá fortes possibilidades de sucesso na exploração do turismo.

EXEMPLO: Pode-se projetar tornar uma cidade a capital regional do calçado, o que permitiria uma série de atividades em torno desse produto que, ao final, construiriam a imagem da cidade. No entanto, se não há tradição calçadista na cidade, não há a identificação dos moradores com essa perspectiva, não se construirá uma imagem forte e haverá a tendência de se não agregar valor ao produto pois não será considerada autêntica, no sentido de não se identificar com a tradição local

A Cidade de Franca (SP), produz cerca de 29 milhões de pares/ano, ou seja, 6% da produção nacional e responde por 3% das exportações totais. um dos mais modernos distritos industriais do Brasil.Possui toda a infra-estrutura básica para a instalação de toda e qualquer tipo de indústria numa área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados inteiramente urbanizados.Funcionam atualmente no distrito cerca de 160 empresas, sendo predominante a de calçados e curtumes.

Franca é uma cidade cuja economia está bem assentada na fabricação de calçados, que em 2007 produziu 26.100.000 de pares e no elevado índice de as exportações e a guerra fiscal deflagrada por outros estados, grandes indústrias, ou fecharam as portas ou se transferiram da cidade. Apesar disto, Franca continua com um número bastante elevado de indústrias e estas estão focadas no mercado interno. Até 1983, Franca sediava a Francal – feira de calçados que movimentava consideravelmente o trade turístico da cidade. No entanto, foi a fragilidade deste trade turístico, a falta de uma boa rodovia e a inexistência de vôos diários no aeroporto, que os organizadores resolveram realizar a feira na Cidade de São Paulo, buscando uma melhor infra-estrutura hoteleira e de transporte.

No entanto, pode-se desenvolver uma marca da cidade que não tem muita relação com a tradição original mas que tem como fonte, um evento extraordinário e que lançou o nome da cidade em outras regiões, associando-a ao fenômeno.

EXEMPLO: A cidade de Varginha, em Minas Gerais que, por conta de eventos extraordinários, verdadeiros ou não, passou a ser conhecida como a cidade dos extras terrestres.

Localizada à 318 Km de Belo Horizonte, Varginha fica na porta de entrada do circuito do Lago de Furnas. Descobrir a cidade significa, antes de tudo, uma viagem. A secularidade das tradições mineiras, a beleza de sua juventude, a riqueza da terra, a "cidade grande". O contraste entre o progresso e suas origens dão maior beleza ao município.
Com noves clubes recreativos, reserva florestal localizada no Parque Ecológico São Francisco, dezenas de praças e espaços reservados à prática de atividades culturais, Varginha apresenta grande estrutura também no lazer e turismo. Por tudo isso, é possível afirmar, com orgulho, que Varginha é a cidade do Terceiro Milênio.
Possui um povo que caminha em harmonia com a cidade. É uma cidade aberta a novos investimentos. Varginha assume naturalmente sua condição de liderança no interior mineiro, sendo o município que mais projeta influência em sua região.
Varginha ficou conhecida internacionalmente pelo fato de ter sido "palco" de uma das mais intrigantes histórias da ufologia mundial. O aparecimento de um ser extraterrestre - visto por três garotas, presenciado por policiais e estudado por ufólogos - só não ficou comprovado porque existe interesse, por parte não se sabe de quem, de que a história seja acobertada.

A imagem do destino, portanto, deverá influenciar decisivamente na escolha do eventual comprador do pacote/produto.Nesse sentido torna-se fundamental a criação de uma imagem eficaz de uma localidade e isso pode ser feito, segundo Kotler, utilizando-se de 3 instrumentos:

· Slogans, frases e posicionamento
· Símbolos visuais e
· Eventos e feitos


Slogans

De um modo geral os slogans são criados e relacionados a campanhas específicas. Sendo uma expressão fácil de lembrar, é utilizada em campanhas políticas, publicidade, propaganda, para lançar um produto, marca etc. Um bom slogan pode ser a base a partir da qual a imagem de uma localidade pode ser ampliada.

EXEMPLO: A cidade de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) há muito tempo disputam a liderança nacional de oferecer a melhor festa junina do país e forró e encontraram slogans que as diferenciam, ao mesmo tempo que fortalecem a imagem e identidade do evento:
CAPITAL DO FORRÓ – CARUARU
O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO – CAMPINA GRANDE

O antigo e permanente slogan do Rio de Janeiro – CIDADE MARAVILHOSA – cantado em verso em prosa, é um excelente exemplo de expressão que atinge vários públicos e dá uma idéia geral do produto turístico da cidade, conseguindo transformar todas as atrações em uma principal: a identidade do Rio de Janeiro.

Qualquer que seja o slogan e por mais inteligente que seja a mensagem tem que ser sustentada por um desempenho real.

Posicionamentos

O posicionamento de imagem é o ponto em que as cidades se posicionam em termos regionais, nacionais e internacionais como o local adequado a um certo tipo de atividade. O consumidor irá considerá-la como uma referência em relação à alguma coisa.

O conceito de posicionamento vai alem da imagem derivando da representação mental do destino pelos turistas: não é o que os consumidores conhecem como fatos objetivos, mas o que pensam e sentem sobre um destino turístico, seus recursos, seus serviços, a hospitalidade dos habitantes, seus hábitos e costumes e tudo que afeta o comportamento do turista

As afirmações de posicionamento são tão fortes que, as vezes, se confundem com seus slogans e se integram em um só. É o caso de Caruaru, em Pernambuco que tem slogan e posicionamento quase idênticos: a capital do forró/ capital do forró.

EXEMPLO: Uma cidade pode, por outro lado, ter uma forte imagem externa associada a ela e não fazer uso desse fato para seu posicionamento. È o caso de Bragança Paulista, conhecida como a terra da linguiça e não apresenta nenhum evento explorando esse tema e nem pontos turísticos, como bares e restaurantes, que explorem a força da imagem. Pela proximidade com a capital de São Paulo, um evento anual com o produto/tema linguiça, provavelmente atrairia milhares de visitantes para o município e divulgaria suas outras atrações turísticas.

Símbolos Visuais

Muitas localidades apresentam estruturas físicas que se tornam símbolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário