quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

UTAD e PT desenvolvem projecto pioneiro de formação através do Second Life

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Portugal Telecom (PT) Inovação estão a desenvolver um projeto pioneiro que consiste em dar formação aos funcionários da operadora brasileira de telemóveis Vivo através do mundo virtual Second Life.
Desde 2006, que uma equipa de investigadores da universidade de Vila Real desenvolve trabalhos no Second Life, uma ferramenta na Internet que permite simular uma vida paralela à real.
A UTAD associou-se à PT Inovação com o objetivo de incrementar a aplicação de mundos virtuais nas mais diversas realidades de formação profissional, nomeadamente através da plataforma Formare, utilizada por empresas para formação dos seus quadros.
A PT disponibiliza uma plataforma web para o curso de formação, a largura de banda necessária para as pessoas acederem e até se for preciso produz conteúdos.
“A PT achou que seria muito interessante em termos de produto se nós conseguíssemos ligar os mundos virtuais a esse serviço e foi isso o que fizemos no ano passado”, explicou o investigador da UTAD, Leonel Morgado.
O responsável referiu que está a ser elaborado um artigo e uma proposta de patente para tentar registar a ideia.
A aposta nestas tecnologias foi reforçada com a recente aprovação, no âmbito do Plano de Inovação o Grupo Portugal Telecom de um novo trabalho de investigação nesta área.
As duas entidades avançam agora com um projeto que dizem ser pioneiro e que pretende apoiar a formação de funcionários da operadora brasileira de telemóveis Vivo.
“O projeto será uma demonstração em larga escala da integração de sistemas tradicionais de gestão do ensino com as plataformas de mundos virtuais”, referiu Leonel Morgado.

Published: 25 fevereiro 2010 - n

Nenhum comentário:

Postar um comentário