segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Nesta segunda-feira, 21, diversas atividades de educação ambiental serão realizadas em comemoração ao Dia da Árvore
domingo, 20 de setembro de 2009
sábado, 19 de setembro de 2009
ESSAS SÃO AS ATIVIDADES DO TURISMÓLOGOS
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
terça-feira, 8 de setembro de 2009
INSTRUTORES DE TURISMO RURAL
Turismo Rural ganha força com a criação da Rede Nacional
Em breve, o Turismo Rural ganhará uma rede nacional, que reunirá representantes de todo o segmento, como agricultores, operadoras de viagem e representantes de hotéis-fazenda. A formação da rede foi apontada por estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelos próprios integrantes como a maior necessidade atual do setor.
A Rede Nacional do Turismo Rural está sendo elaborada pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Uma equipe de técnicos dos dois ministérios foi formada para criar e monitorar a rede. O grupo será responsável por criar ferramentas que viabilizem a sua manutenção.
O coordenador de Segmentação do MTur, Wilken Souto, explica que o objetivo é facilitar a articulação do segmento. “Uma rede desta magnitude poderá fortalecer a tomada de decisões, apoiar a promoção e a comercialização, aumentar a competitividade dos produtos turísticos, além de aproximar, de forma produtiva, os participantes para que, juntos, possam trabalhar pelo desenvolvimento do Turismo Rural”.
Leia mais:
A formação de redes faz parte das estratégias do Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos, contemplado no Plano Nacional do Turismo 2007-2010.
Fonte: MTur
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
TURISMÓLOGOS PARABÉNS!
Notícias / Profissão
03/09/2009 - 06h57
Câmara aprova regulamentação da profissão de turismólogo
Agência Câmara
BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem (2), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6.906/02, do Senado, que regulamenta a profissão de turismólogo. O projeto retorna para o Senado, por ter recebido emendas.
O exercício da profissão, de acordo com a proposta, ficará reservado aos bacharéis em curso superior de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a desempenhem há pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma.
O projeto lista 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, entre elas: organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais; formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação; criar e implantar roteiros; pesquisar informações sobre a demanda turística; e elaborar projetos de marketing na área.
CURSO GRATUITO
Inscrições para o Curso de Segmentação do Turismo começaram nesta terça-feira
O Curso de educação a distância de Segmentação do Turismo é uma parceria com a Fundação de Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), entidade vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC