sexta-feira, 31 de julho de 2009

Plataforma virtual pode minimizar insularidade


“O potencial da utilização do Second Life nos Açores é enorme porque é um meio relativamente pouco dispendioso e, embora não seja o equivalente a uma vídeo-conferência, tem algumas características semelhantes. E numa região como os Açores seria uma mais-valia, dado o fenómeno da insularidade, sendo que para empresas com sucursais espalhadas pelas ilhas e para as próprias secretarias regionais reflectia-se numa redução de custos”. A afirmação é de Paulo Casaca, ex-eurodeputado na bancada socialista no Parlamento Europeu. O político foi um dos pioneiros na utilização desta plataforma virtual. Contudo, “o primeiro objectivo não foi alcançado, que era o de colocar várias pessoas influentes no Iraque em debate uns com os outros.A situação actual naquele país não permite que os mesmos se reúnam na mesma sala. Nós não conseguimos fazer isto porque em termos técnicos, apesar de tudo, era preciso mais meios do que aqueles que tínhamos no Iraque. Mas consegui fazer um fórum de discussão que, embora relativamente limitado, colocou pessoas do Oriente, da Europa e da América a discutirem os mesmos temas”. Foi também no Second Life que o até então eurodeputado apresentou o seu livro “A Outra Invasão do Iraque”. “Foi uma ante estreia. Chegou a um número razoável de pessoas”.E o Second Life começa a “invadir” e a marcar cada vez mais presença no dia-a-dia. Em Portugal já foi organizado um festival de música no Second Life, o Second Fest, que contou com a presença de bandas como os Hot Chip, Digitalism, Tiga ou Simian Mobile Disco, entre perto de 70 actuações. Os Pet Shop Boys também compareceram a encerrar o festival.O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "Second Life" significa em português "segunda vida", o que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da "principal", da "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção dos media internacionais, principalmente dos órgãos de comunicação social especializadas em informática, pois o número de usuários registados e também os activos têm crescido significativamente.

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