quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Universidade terá cerimônia de graduação no Second Life


Com transmissão ao vivo, iniciativa quer ajudar aos estudantes de instituição que participam de intercâmbio ou cursos exterior.


A Universidade Edinburgh, do Reino Unido, fará a transmissão de sua cerimônia de graduação nacomunidade virtual Second Life, segundo a agência de notícias BBC News.

A ação ajudará aos estudantes que estão em algum intercâmbio ou curso exterior a não perder as celebrações de graduação.


Os alunos poderão baixar roupões especiais da universidade para seus avatares online e se reunir em um bar virtual depois da cerimônia.

O Second Life é um mundo online, em 3D, no qual os usuários podem interagir entre si através de seus avatares – representações gráficas deles mesmos.

A cerimônia de graduação sera realizada na tarde da quinta-feira (26/11) e pode ser assistida ao vivo por meio do site oficial.

Consultores visitam atrativos do Circuito Cultura Caipira, em São Paulo


A fase de diagnóstico dos atrativos turísticos nas nove cidades que compõem o Circuito Turístico Cultura Caipira no Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Sebrae/SP em São José dos Campos, está a todo vapor. Nessa semana, consultores de turismo visitam empreendimentos que aderiram ao projeto nas cidades de Caçapava e Paraibuna. O circuito também realiza oficinas voltadas aos empreendedores da área cultural em Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga.
O programa, lançado em agosto deste ano, e que também atende as cidades de Jambeiro, Taubaté e Tremembé, conta com 450 adesões, dos quais 120 são do setor de atrativos turísticos.

Segundo Zuleide Maria da Mota Martins, gestora do projeto, as visitas dos consultores de turismo aos empreendimentos, nesse primeiro momento, têm o objetivo de coletar informações e analisar a condição de funcionamento dos atrativos turísticos em relação às atividades oferecidas, como acesso ao local, adequação de banheiros, gestão administrativa e sinalização interna.
“Com essas informações, o consultor fará um estudo para propor melhorias ao empreendedor do local, caso elas sejam necessárias”, explica. O Circuito Turístico Cultura Caipira tem o objetivo de atrair mais turistas e aumentar a permanência deles na região por meio de roteiros integrados.
O projeto, semelhante aos circuitos Mantiqueira e Litoral Norte, também desenvolvidos pelo Sebrae/SP, instituirá uma série de ações para fomentar o turismo na região, como capacitação de gestão, sensibilização de comunidade em cada município e a formatação de produtos turísticos.

Serviço:
Informações para a imprensa - Andréia Barros – (12) 3921-5367 ou (12) 9744-4038
andreia.barros@br.mslworldwide.com

domingo, 15 de novembro de 2009

CORREIOS DE PORTUGAL

A estratégia de diversificação de contacto com os clientes dos CTT conhece na próxima quarta-feira, dia 18 de Novembro, um novo capítulo, com a inauguração de uma "ilha" na plataforma virtual Second Life

Além de disponibilizar serviços vários, a ilha dos Correios de Portugal vai ter um telemóvel virtual desenvolvido pela Phone-ix que permitirá aos utilizadores da plataforma o envio/recepção de SMS através do Second Life. 

Através da "World In Touch", onde são utilizados os idiomas português e inglês, os avatares do Second Life acedem ao mundo virtual dos Correios. A entrada na ilha é feita através da zona "O Mundo Começa Aqui", a partir da qual se podem explorar seis zonas diferentes: "Mundo dos CTT", "Mundo da Filatelia", "Mundo da Ecologia", "Mundo da Cidadania", "Mundo da Imaginação" e "Mundo da Diversão". 

Em qualquer local da ilha CTT - e também em qualquer outra ilha do Second Life - os visitantes têm acesso ao telefone Phone-ix ou às funcionalidades do Meu Selo e Meu Postal, refere a empresa no comunicado enviado à imprensa. 

O Phone-Ix do Second Life proporciona, além do envio e recepção de SMS, outras funções como um radar pessoal, que detecta outros avatares nas proximidades, um conversor de moeda entre euros e Linden, a moeda virtual oficial da plataforma virtual. 

Se já tem um avatar no SL vai poder aceder à ilha CTT directamente através dehttp://slurl.com/secondlife/World%20in%20Touch/127/130/22.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Destino Referência em Turismo de Aventura recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do segmento

os dias 09 e 10 de novembro, a Chapada Diamantina estará em clima de aventura. Durante o Seminário de Multiplicação das Boas Práticas do Projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, o município reunirá representantes do setor turístico do governo estadual, municipal, SENAC, SEBRAE, entidades representativas do segmento e o grupo gestor com o intuito de debater a estruturação do destino e disseminar o conhecimento e os resultados obtidos no Projeto.Tirolesa no Rio Pratinha - Chapada Diamantina Caption: O rio Pratinha, em extensão à gruta, forma uma lagoa muito agradável para o banho conhecida como
Durante os dois dias, palestras e estudos de caso serão apresentados visando a preparação de produtos turísticos segmentados. Os participantes poderão conhecer o trabalho dos receptivos especializados em aventura, por meio de visitas técnicas a atrativos que possibilitam as práticas do segmento, como o Rio Mucugezinho, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio.
Michelle Nonato, superintendente da Chapada Convention, ressaltou que o projeto e a formação do grupo gestor tem sido de extrema importância para o amadurecimento, a evolução e o desenvolvimento da atividade turística da Chapada Diamantina, agregando valor a partir das certificações, qualificações e do novo formato de gestão local participativa. “Vale ressaltar a contribuição para o processo de regionalização, mediante a integração com as demais cidades turísticas que compõe a região”.
Outra importante conquista do projeto para a região foi com relação à certificação do Sistema de Gestão de Segurança do Turismo de Aventura. Para Leonardo Persi, da ABETA, “com a inserção da Chapada Diamantina no Programa Aventura Segura, oito empresas aderiram ao processo de qualificação empresarial implementando as normas de segurança, estimulando com isso o aprimoramento de empresas e profissionais especializados para a operação de atividades de aventura contribuindo para a qualificação do segmento na região”.
O Seminário realizará hoje a apresentação do estudo de caso de Parati, “Destino Referência em Turismo Cultural”, visando a multiplicação do projeto para outras regiões com potencial para o segmento, que segundo a coordenadora geral de segmentação, Sáskia Lima, permitirá que os representantes da Chapada Diamantina (e região) possam conhecer as práticas de sucesso desse segmento turístico para que, se for o caso, aplicá-las no destino.
O Turismo de Aventura
Lençóis dá acesso à Chapada Diamantina. Tombada como Patrimônio Histórico Artístico Nacional pelo IPHAN, a cidade concentra o maior número de empreendimentos voltados ao turismo da região. Entre os diversos atrativos culturais e naturais que a Chapada Diamantina oferece, destacam-se as atividades de aventura como maior potencial turístico para o desenvolvimento da região.
Chapada Diamantina é um destino considerado referência em um segmento, projeto que prevê a estruturação de destinos brasileiros em segmentos de promoção turística.
Entre as ações da primeira etapa do projeto, destaca-se o fortalecimento do associativismo, além de cursos de qualificação profissional e empresarial para mobilizar empresas a implementarem as normas de gestão se segurança.
Destinos Referência

Conheça os 10 destinos contemplados pelo projeto:
Segmento - Cidades
Sol e Praia - Jijoca de Jericoacoara – CE
Aventura - Lençóis (Chapada Diamantina) – BA
Estudos e Intercâmbio - São João Del Rei – MG
Negócios e Eventos - Ribeirão Preto – SP
Ecoturismo - Santarém e Belterra – PA
Cultural - Parati – RJ
Rural - Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC
Pesca - Barcelos – AM
Aventura Especial - Socorro – SP
Cinema - Brasília – DF

Fonte: MTur

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Projetos vencedores do Imagine Cup 2009 fazem apresentação pública


Evento, que contar com a presença do diretor mundial acadêmico da Microsoft, será nesta segunda-feira (9/11), às 15h, na UFPE; dois times pernambucanos foram premiadas na competição



Nesta segunda-feira (9), acontece a apresentação pública dos projetos vencedores do Imagine Cup 2009. O evento será a partir das 15h, no auditório do Centro de Ciências Exatas da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco (CCEN-UFPE), no Recife.

Na edição de 2009 da Imagine Cup, que aconteceu no Cairo, no Egito, o Brasil teve mais de 75 mil alunos inscritos, nove equipes finalistas, seis premiadas, das quais quatro ficaram em primeiro lugar, entre elas duas compostas por alunos do CIn, a LEVV-IT na categoria Desenvolvimento de Jogos e a Proativa Team em Interoperabilidade.

O tema proposto para 2009 foi “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. Os alunos da LEVV-IT, equipe campeã na categoria Desenvolvimentos de Jogos, composta pelos alunos Edgar Figueiredo Neto (CIn), Luciano José (Unicap), Vinícius Ottoni Figueiredo (Cefet), Victor Rafael Nascimento (Unibratec), sob orientação do empresário Diogo Burgos, desenvolveram o projeto “Choice”, jogo no qual se aprende as necessidades de determinada região e as resolve.

Já a Proativa Team, equipe vencedora da categoria Iteroperabilidade, formada pelos alunos do CIn Lucas Mello, João Paulo Oliveira, Amirton Chagas e Flávio Almeida, desenvolveu o ProLearning, que usa plataformas públicas como Orkut, Twitter e Second Life, para promover a aproximação de alunos de educação a distância, aumentando assim a absorção de conhecimento e evitando a evasão.


Participam do evento o diretor mundial acadêmico da Microsoft (MS) Emanuele Ognissanti e o gerente executivo acadêmico da Microsoft Brasil Amintas Neto, entre outros diretores da empresa. A apresentação é uma iniciativa do Alumni, associação de ex-alunos do CIn, em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE, Microsoft Brasil e Inove Informática.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Turismo de Aventura é tema de Seminário no Rio de Janeiro


O destino Rio de Janeiro é o segundo a receber o Seminário Técnico Destino Aventura Segura, uma das ações do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e execução da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida - UVA, apoiadora do evento. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo linkwww.abeta.com.br/aventura-segura/pgn.asp?id_pg=259&nivel=3&n1id=1&n2id=68&n3id=259.
O evento é voltado para os participantes do Aventura Segura nos destinos priorizados pelo projeto, além de lideranças regionais do segmento turístico e interessados no desenvolvimento do Ecoturismo e Turismo de Aventura.
O Programa Aventura Segura é o maior projeto de fortalecimento, qualificação e certificação do segmento de turismo de aventura no País. A iniciativa já mobilizou mais de 100 municípios e mais de 4 mil pessoas em ações como oficinas, cursos e seminários. Hoje, mais de 170 organizações participam do processo de implementação do Sistema de Gestão da Segurança em suas operações de turismo de aventura. O projeto tem apoio e parceria das Secretarias de Estado de Turismo, Sebrae Regionais e das Secretarias Municipais de Turismo dos destinos priorizados.
Escalada Rio de Janeiro
Escalada Rio de Janeiro
Foto: Divulgação Rio Hiking

O evento nos destinos visa fortalecer a articulação das lideranças locais dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, planejar as ações para o futuro, disseminar conhecimento e gerar oportunidades de relacionamento e negócios.
Dentre os resultados esperados com o Seminário Técnico estão: geração de oportunidades de negócios para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura e para as atividades turísticas dos destinos; lideranças de turismo de aventura fortalecidas e articuladas; e alinhamento e planejamento da visão de futuro e de ações para o desenvolvimento dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
O Seminário Técnico tem dois dias de duração em cada destino e tem na programação várias, reuniões, debates, apresentações e depoimentos de participantes do Programa Aventura Segura.
Destinos do Programa Aventura Segura: Bonito e Serra da Bodoquena (MS); Brotas (SP); Chapada Diamantina (BA); Chapada dos Veadeiros (GO); Fortaleza (CE); Paraná (PR); Florianópolis (SC); Lençóis Maranhenses (MA); Manaus (AM); Recife e Fernando de Noronha (PE); Rio de Janeiro (RJ); Serra do Cipó (MG); Serra dos Órgãos (RJ); Serra Gaúcha (RS); Socorro (SP) e Vale do Ribeira (SP)
Escalada Rio de Janeiro
Escalada Rio de Janeiro
Foto: Divulgação Rio Hiking

SERVIÇO
Seminário Técnico Destino Aventura Segura – Conhecimento, oportunidades e negócios
Destino: 
Rio de Janeiro/Serra dos Órgãos e demais regiões do Estado
Data: 10 e 11 de novembro de 2009
Local: Universidade Veiga de Almeida – Campus Tijuca
Endereço: Rua Ibituruna, 108 – Bloco A – Auditório
Tijuca – Rio de Janeiro / RJ
Entrada franca