sexta-feira, 31 de julho de 2009

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DE PORTUGAL JÁ TEM ILHA, O GOVERNADOR DE SÃO PAULO TEM TWITTER E VOCÊ?


Foi inaugurado no passado dia 10 de Junho o espaço da Presidência da República Portuguesa no Second Life. A ilha está organizada em cinco áreas principais: Auditório Armilar, Exposição "Portugal 12.21 Identidade", Museu da Presidência da República, Miradouro da Poesia e Espaço "Tesouro Passado e Futuro".É ainda possível ler que neste mundo virtual da Presidência "combinam-se elementos da nossa história e cultura com linhas arquitectónicas futuristas, recriados em 3D e Multimédia. A Ilha é envolta em espaços verdes e recriações de animais como golfinhos, baleias, pássaros, com os quais será possível interagir de várias formas".Na página oficial da Presidência da República pode-se perceber como chegar à ilha no Second Life, quais os horários dos eventos e conhecer um pouco a equipa de produção que criou o espaço.



Plataforma virtual pode minimizar insularidade


“O potencial da utilização do Second Life nos Açores é enorme porque é um meio relativamente pouco dispendioso e, embora não seja o equivalente a uma vídeo-conferência, tem algumas características semelhantes. E numa região como os Açores seria uma mais-valia, dado o fenómeno da insularidade, sendo que para empresas com sucursais espalhadas pelas ilhas e para as próprias secretarias regionais reflectia-se numa redução de custos”. A afirmação é de Paulo Casaca, ex-eurodeputado na bancada socialista no Parlamento Europeu. O político foi um dos pioneiros na utilização desta plataforma virtual. Contudo, “o primeiro objectivo não foi alcançado, que era o de colocar várias pessoas influentes no Iraque em debate uns com os outros.A situação actual naquele país não permite que os mesmos se reúnam na mesma sala. Nós não conseguimos fazer isto porque em termos técnicos, apesar de tudo, era preciso mais meios do que aqueles que tínhamos no Iraque. Mas consegui fazer um fórum de discussão que, embora relativamente limitado, colocou pessoas do Oriente, da Europa e da América a discutirem os mesmos temas”. Foi também no Second Life que o até então eurodeputado apresentou o seu livro “A Outra Invasão do Iraque”. “Foi uma ante estreia. Chegou a um número razoável de pessoas”.E o Second Life começa a “invadir” e a marcar cada vez mais presença no dia-a-dia. Em Portugal já foi organizado um festival de música no Second Life, o Second Fest, que contou com a presença de bandas como os Hot Chip, Digitalism, Tiga ou Simian Mobile Disco, entre perto de 70 actuações. Os Pet Shop Boys também compareceram a encerrar o festival.O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "Second Life" significa em português "segunda vida", o que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da "principal", da "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção dos media internacionais, principalmente dos órgãos de comunicação social especializadas em informática, pois o número de usuários registados e também os activos têm crescido significativamente.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

NÃO TEM COMO NEGAR, O FUTURO CHEGOU.


PORTAL DA EDUCAÇÃO - EAD - NO SECOND LIFE














VÁRIOS CURSOS, CENTRO CULTURAL E SALAS DE AULAS. ISSO É FUTURO!


Second Life – Universidade de Aveiro

Em Maio do ano passado realizou-se, na Universidade de Aveiro, o cef^SL – 1º Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life. Apesar de ter sido um evento organizado em tempo quase record, foi possível reunir nessa altura uma parte significativa da comunidade portuguesa no Second Life, com especial destaque para os investigadores em áreas relacionadas com a Educação.Depois de quase um ano de muita actividade e muita investigação por parte da comunidade portuguesa no SL, parece-nos que faz todo o sentido voltar a reunir para partilhar experiências e/ou resultados.


http://muitomais.wordpress.com/2008/01/24/second-life-universidade-de-aveiro-cefsl/

NOVO CIRCUITO DE TURISMO RURAL

A exemplo do que já está sendo feito nos Circuitos do Vale Histórico, Religioso e da Mantiqueira, ambos desenvolvidos pelo Sebrae-SP com apoio de parceiros locais, o Circuito Cultura Caipira consiste em regionalizar o turismo das cidades de Caçapava, Jambeiro, Lagoinha, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé, de forma que atraia novos investimentos e fomente a economia em toda região, por meio da geração de renda e emprego

Os municípios escolhidos para integrar este circuito têm em comum a cultura caipira, as tradições, a gastronomia, o artesanato e o folclore. Dentro deste projeto, está previsto o desenvolvimento de produtos turísticos, culturais e artesanais, que contemplem essas características.

O projeto possui um programa de estruturação e qualificação que envolve a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio, bem como os artistas da região e empresários ou proprietários dos atrativos turísticos em geral. Para a analista do Sebrae-SP, o fomento do turismo nas cidades que contemplam o Circuito Caipira está alinhado com a estrutura das localidades, por isso é importante a capacitação do empresário tanto na gestão do negócio como no atendimento ao cliente e na consciência de trabalhar um turismo de forma sustentável.

Fonte Sebrae SP

sábado, 25 de julho de 2009

Mundos Virtuais 3D, mico ou fonte de dinheiro?


Ambientes virtuais como o Second Life ainda não têm população suficiente para usos de marketing, mas estão amadurecendo e servem a outros propósitos, como ensino e colaboração.



Veja mais em


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cidades-sedes em preparação para Copa



Representantes dos municípios onde serão realizados os jogos planejam a melhor estratégia encantar o turista



Prodetur será um grande parceiro da Copa do Mundo do Brasil
Durante Fórum dos Governadores do Nordeste, ministro anunciou a negociação com o BID de um linha de crédito exclusiva para o cidades-sede da Copa


http://www.turismo.gov.br/mtur/opencms/turismo/noticias/todas_noticias/20090710.html

LEI GERAL DO TURISMO

LEI nº - 11.771
de 17 de Setembro de 2008
Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, no desenvolvimento e no estímulo ao setor turístico; revoga a Lei nº 6.505, de 13 de dezembro de 1977, sobre atividades e serviços turísticos, e condições para o seu funcionamento e fiscalização; o Decreto-Lei nº 2.294, de 21 de novembro de 1986, relacionado ao exercício e à exploração de atividades e serviços turísticos; e dispositivos da Lei nº 8.181, de 28 de março de 1991, que renomeia a Embratur e dá outras providências

http://www.turismo.gov.br/mtur/opencms/turismo/legislacao/legislacao_geral/11771_lei.html

terça-feira, 14 de julho de 2009

E A COISA ESTÁ EVOLUINDO...




EVENTO E TURISMO RURAL


NÃO DEIXEM DE PRESTIGIAR
NOVIDADES
CONHECIMENTO
ENTRETENIMENTO
NOVOS CONTATOS